Thursday, December 24, 2009

Quando Jesus nasceu? ou De onde vem o seu Natal?

“A data exata do nascimento de Cristo não é conhecida,” afirma a Encyclopedia of Early Christianity [Enciclopédia do Cristianismo Primitivo]. Porém, milhões de cristãos professos celebram o nascimento de Jesus em 25 de dezembro. Esta data, entretanto, não aparece em nenhum lugar da Bíblia. Jesus nasceu mesmo em dezembro?
Embora a Bíblia não dê uma data específica para o nascimento de Jesus, ela fornece evidência de que ele NÃO nasceu em dezembro. Também, de evidências seculares podemos aprender porquê 25 dezembro foi a data adotada para a celebração do seu nascimento.

Por que não um nascimento em dezembro?


Jesus nasceu na cidade judaica de Bethlehem, Belém para nós. O Evangelho de Lucas relata:
“4 José, naturalmente, subiu também da Galiléia, da cidade de Nazaré, e foi à Judéia, à cidade de Davi, que se chama Belém, por ser membro da casa e família de Davi, 5 a fim de ser registrado com Maria, que lhe fora dada em casamento, conforme prometido, nesta ocasião já em estado avançado de gravidez. 6 Enquanto estavam ali, completaram-se os dias para ela dar à luz. 7 E ela deu à luz o seu filho, o primogênito, e o enfaixou e deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles no alojamento.
8 Havia também no mesmo país pastores vivendo ao ar livre e mantendo de noite vigílias sobre os seus rebanhos.”

Lucas 2:4-8
Isso não era incomum. “Os rebanhos tinham de passar grande parte do ano ao ar livre”, diz o livro Daily Life in the Time of Jesus. Mas os pastores estariam ao ar livre com seus rebanhos numa noite gelada de dezembro? O livro continua: “Eles [os rebanhos] passavam o inverno sob proteção; a partir disso apenas já se pode ver que a data tradicional para o Natal, no inverno, provavelmente está errada, pelo fato de o Evangelho dizer que os pastores estavam nos campos.”
Iriam os pastores pernoitar nos campos com suas ovelhas na neve?
Esta conclusão é corroborada por outro detalhe no relato de Lucas:
1 Ora, naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, para que toda a terra habitada se registrasse; 2 (este primeiro registro ocorreu quando Quirino era governador da Síria;) 3 e todos viajaram para se registrarem, cada um na sua própria cidade.”—
Lucas 2:1-3
Augusto provavelmente ordenou este registro como um censo para reunir informações visando a cobrança de impostos e alistamento militar. Para obedecer ao decreto, Maria, embora em gravidez avançada, acompanhou o marido, José, na viagem de uns 140 km de Nazaré a Belém. Agora pense. Parece provável que Augusto – um líderr que raramente interferia nos governos locais – exigiria que um povo já inclinado a revoltas fizesse uma viagem longa assim no inverno?
Significantemente, a maioria dos acadêmicos e estudiosos da Bíblia rejeitam a data de 25 de dezembro como o nascimento de Jesus. Sem dúvida você vai encontrar essa informação em qualquer enciclopédia que você tiver acesso. A Our Sunday Visitor’s Catholic Encyclopedia afirma: “Há consenso geral que Jesus não nasceu em 25 de dezembro.”
Por que 25 de dezembro foi escolhido?
Centenas de anos após a morte de Jesus, 25 de dezembro foi escolhido como data de seu nascimento. Por quê? Um grande número de historiadores acredita que a época do ano que se tornou o Natal era na verdade um período quando festividades pagãs eram celebradas.
Por exemplo, a Encyclopædia Britannica afirma: “Uma explicação bastante difundida é a de que a origem desta data 25 de dezembro foi a cristianização do dies solis invicti nati (‘dia do nascimento do sol invicto’), um feriado popular no Império Romano que celebrava o soltício de inverno como símbolo do renascimento do sol, o enfraquecimento do inverno e o prenúncio do nascimento da primavera e do verão por vir.”
A The Encyclopedia Americana informa: “A razão para o estabelecimento de 25 de dezembro como Natal é de certo modo obscura, mas aceita-se geralmente que o dia foi escolhido para corresponder a festivais pagãos que aconteciam por volta do solstício de inverno, quando os períodos de luz do dia passam a ser mais longos, para celebrar o ‘renascimento do sol.’ … A Saturnalia Romana (uma festividade dedicada a Saturn, o deus da agricultura, e à renovada força do sol), também ocorria por volta desta época do ano.” Tais festivais geralmente incluíam comportamento licensioso por parte dos participantes que se entregavam a imoralidades, exageros na comida e bebida e brigas generalizadas. É interessante notar que essa atitude é bem característica de muitas celebrações nesta época do ano.

-Próximo post: Jesus morreu mesmo numa cruz?
(:

No comments:

Post a Comment

Oi, você gosta de pão?